terça-feira, 5 de dezembro de 2023

"Deus cuida"

(Marcelo Matias, Serafina Correa/RS)


Leitura Bíblica: 1 Reis 19.1-7

_______________

Lancem sobre [Deus] toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês (1Pe 5.7).

________________

Às vezes sinto saudades de minha infância e adolescência. Ao olhar para trás, consigo reconhecer, mesmo com os percalços da vida, o esforço de minha família para cuidar de mim em todos os aspectos e da melhor forma possível. Se já é possível enxergar isso em nossa família terrena, não podemos nos esquecer do zelo do Eterno. Deus toma conta de você e de mim, e isso se reflete em situações muito claras da vida, mas também em muitas outras que sequer enxergamos.

Todo esse cuidado me faz lembrar do relato bíblico do profeta Elias em 1 Reis 19. Naquele episódio, o profeta está cansado. O mesmo Elias que havia acabado de enfrentar inúmeros profetas idólatras agora está fugindo de uma única pessoa. Parece estranho? Mas não é, quando se considera que ele estava se sentindo cansado. Este exemplo retrata bem a nossa humanidade. Ora estamos bem, parece que nossa fé é inabalável e que suportamos qualquer parada. Ora nos sentimos tão fracos e sem fé, que qualquer “leve e momentânea tribulação” parece que pode nos derrubar.

No texto, após a ameaça, Elias foge pelo deserto, se joga num canto e pede a morte. Estava exaurido, no seu limite. O que chama a atenção aqui é que Deus manda um anjo, e não foi para cobrar o profeta, mas com a missão de cuidar dele. O relato diz que o anjo proveu um pão quentinho e um jarro de água fresca. Imagina a surpresa de Elias ao acordar!

É exatamente o que acontece com a gente. Se olharmos com atenção, perceberemos que volta e meia Deus manda anjos para cuidar de nós. E nesses momentos de amparo, o Deus que faz tudo no momento certo está ali para dizer: “Eu não me esqueci de você. Sei o que você está passando. Eu me importo. Estou cuidando de você”.

Em meio a situações em que você parece não mais suportar, ter chegado ao seu limite, lembre-se que o Senhor está vendo você e conhece sua situação.

Deus não abandona seus filhos. Ele cuida e continuará cuidando de você.

Nenhum comentário:

"Deus cuida"

(Marcelo Matias, Serafina Correa/RS) Leitura Bíblica: 1 Reis 19.1-7 _______________ Lancem sobre [Deus] toda a sua ansiedade, porque ele tem...