Isaías 55:6-13
…a palavra que sair da minha boca:
não voltará para mim vazia, mas fará
o que me apraz… —Isaías 55:11
Neemias 1–3
Atos 2:1-21
Atos 2:1-21
*
“Preciso realmente ler o livro de Levítico?” um jovem executivo perguntou-me seriamente enquanto conversávamos sobre o valor de dedicar tempo à leitura da Bíblia. “O Antigo Testamento parece tão enfadonho e difícil”, disse ele.
Muitos cristãos concordam com esta afirmativa. A resposta, naturalmente, é que o Antigo Testamento, incluindo o livro de Levítico, proporciona um pano de fundo e até contrastes essenciais para a compreensão do Novo Testamento. Enquanto Isaías nos desafia a buscar a Deus (55:6), também nos promete que a Palavra de Deus cumpre o que o Senhor deseja que ela cumpra (v.11). A Escritura é viva e eficaz (Hebreus 4:12), e útil para o ensino, para a correção e para a educação (2 Timóteo 3:16). A Palavra de Deus nunca volta vazia (Isaías 55:8-11), mas, às vezes, as palavras de Deus só nos vêm à mente depois, à medida que necessitamos dela.
O Espírito Santo usa as verdades que armazenamos por leitura ou memorização, e nos ajuda a aplicá-las no momento exato. Por exemplo, Levítico 19:10-11 relata sobre a competição nos negócios e até sobre cuidar dos pobres. O Espírito pode lembrar-nos desses conceitos, e poderemos utilizá-los, se tivermos dedicado tempo à leitura e contemplação daquela passagem.
A leitura da Bíblia transforma nossas mentes em depósitos da Palavra, através dos quais o Espírito pode operar. Essa é uma grande razão para ler o livro de Levítico e também os outros 65 livros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário