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Mas
nós oramos ao nosso Deus e colocamos guardas de dia e de noite para
proteger-nos deles (Neemias 4.9).
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Jerusalém e suas muralhas estavam em escombros, um
verdadeiro caos. Agora o Senhor possibilitava o retorno de um remanescente do
povo hebreu, precedido por um grupo incumbido de reconstruir a outrora gloriosa
cidade, a começar pelos muros de proteção.
Todo trabalho honesto (remunerado ou não) é nobre e
tem a ver com a tarefa destes construtores: corrigir o caos, restaurar tudo ao
seu devido lugar. Deus criou tudo bom, mas gerações de homens caídos se
incumbiram de transformar o mundo em um lugar devastado. Como Deus agiu na
criação, organizando o caos para criar um lugar adequado e aprazível para a
humanidade, o trabalho é uma forma de agir no mundo para torná-lo melhor,
cooperar com a restauração da ordem.
Os reconstrutores de Jerusalém chegaram felizes para
reerguer o maior símbolo de sua nação; era uma tarefa árdua, mas gratificante.
Contudo, inimigos queriam impedir a obra e inclusive ameaçavam a vida dos
trabalhadores – o que transformou a alegria em serviço penoso e frustrante.
Assim é o dilema do trabalho: se, por um lado, temos a oportunidade de ajudar
na reordenação do caos, que Deus começou a operar a partir da obra de Jesus,
por outro, adversidades (desde conjunturas sociais, políticas e econômicas até
o relacionamento com pessoas no trabalho) insistem em opor-se e estragar tudo.
Como lidar com o conflito entre a oportunidade de
glorificar a Deus no trabalho e as condições contrárias? Veja o verso em
destaque: oravam, mas colocavam vigias. Uma parte cabe a Deus; pela oração,
confiamos nossas dores e ansiedades a ele e esperamos nele. Mas não podemos
esquecer a nossa parte: arregaçar as mangas, trabalhar com diligência, fazer o
melhor ao nosso alcance, mesmo contra adversidades – lembrando em nome de quem
estamos no mundo.
MHJ
O trabalho é um jeito de cooperar com o que Deus quer fazer no mundo.
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But we prayed to our God and put guards day and night to protect us
from them (4.9). (Nehemiah 4.9).
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Jerusalem and its walls were
in ruins, a real mess. Now the Lord allowed the return of a remnant of the
Hebrew people, preceded by a group tasked to rebuild the once-glorious city,
starting by protection walls.
All honest work (paid or
unpaid) is noble and has to do with the task of these constructors: fix the
chaos, restore everything to its proper place. God created everything good, but
generations of fallen men if they picked to transform the world in a place
devastated. As God acted in creating, organizing the chaos to create a suitable
and enjoyable for humanity, work is a form of acting in the world to make it
better, cooperate with the restoration of order.
The Rebuilders of Jerusalem
arrived happy to rebuild the greatest symbol of their nation; It was an arduous
task, but rewarding. However, enemies wanted to stop the work and even
threatened the lives of workers – who turned to joy in painstaking and
frustrating service. That's the dilemma: If, on the one hand, we have the
opportunity to assist in the reorganization of chaos, that God began operating
from the work of Jesus, on the other, adversity (from social, political and
economic situations until the relationship with people at work) insist on
oppose and ruin everything.
How to deal with the conflict
between the opportunity to glorify God at work and the contravention? See
Spotlight: prayed, but placed lookouts. A part it is up to God; by prayer we
trust our sorrows and anxieties to him and hope in him. But we must not forget
our part: roll up your sleeves, work diligently, do the best we can, even
against adversity-remembering who we are in the world.
MHJ
The work is a way to cooperate with what God wants to do in the world.
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