Eterno
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A
vida se manifestou; nós a vimos (1 João 1.2a).
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O evangelho de Mateus
começa com a genealogia de Jesus e, se você ler desde o versículo 1, verá que
ele pertence à linhagem de Abraão e Davi, o que comprova que ele é o Messias.
Trata-se de uma forma de apresentar o filho de José e Maria conferindo-lhe
lastro histórico e messiânico. Ao final, Mateus enfatiza que José é o marido de
Maria, de quem nasceu Jesus. Neste ponto (verso 16), é como se o temporal
encontrasse o atemporal: Jesus, filho de Maria (o temporal e humano), é chamado
Cristo, palavra grega que significa Ungido e se originou da palavra hebraica
para Messias (o atemporal e divino). Se você observar a genealogia do evangelho
de Lucas (3.23-38), verá que ela é totalmente diferente: começa no próprio
Jesus e retrocede até Adão e Deus, provavelmente desenvolvida a partir da
linhagem de Maria, ressaltando o aspecto humano e divino de Jesus.
De qualquer modo, a
genealogia de Jesus mostra que a entrada de Deus na história humana se dá em um
momento específico, trazendo o eterno para dentro do cotidiano. A genealogia de
Jesus envolve todo tipo de gente, mostrando sua conexão com a realidade humana,
que nem sempre (quase nunca!) é idealizada! Toda essa sucessão de gerações
culmina na entrada de Deus no mundo, o Natal, que estamos prestes a celebrar! O
eterno habitando o temporal. O Natal é isso, não é?! Deus saindo da eternidade
e vindo fazer morada na temporalidade, fazendo-se igual a nós para nos
reconciliar com ele e inserir-nos em sua própria história e linhagem eterna.
Ele recebe-nos como filhos (sendo Jesus o primogênito), como parte da família
da fé e participantes da sua própria natureza divina. O Natal é Deus nos
buscando para tornar-nos plenamente seus. O amor nascendo e vindo a nós. É esse
o Natal que vale a pena celebrar: o divino se fazendo humano, trazendo a nós,
que somos temporais e humanos, a comunhão eterna e divina com o Deus de todas
as coisas e de todos os tempos!
WMJ
Jesus dá significado eterno ao Natal.
Eternal
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The life was manifested; We saw it (1 John 1.2 a).
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The Gospel of Matthew begins with the genealogy of Jesus and, if you
read from verse 1, you'll see that it belongs to the lineage of Abraham and
David, which proves that he is the Messiah. It is a way of presenting the son
of Joseph and Mary with historical ballast and messianic. At the end, Matthew
emphasizes that Joseph is the husband of Mary, of whom was born Jesus. At this
point (verse 16), it's as if the storm found the timeless: Jesus, son of Mary
(and human), is called Christ, Greek word meaning Anointed and originated from
the Hebrew word for Messiah (the timeless and divine). If you look at the
genealogy of Luke's Gospel (3.23-38), you'll see that she is totally different:
in Jesus himself and kicks until Adam and God, probably developed from the
lineage of Maria, emphasizing the human and divine aspect of Jesus.
Anyway, the genealogy of Jesus shows that the entrance of God in human
history in a specific moment, bringing the eternal in the everyday life. The
genealogy of Jesus involves all kinds of people, showing your connection to
human reality, which is not always (almost never!) is conceived. All this
generational succession culminates at the entrance of God in the world,
Christmas, which we are about to celebrate. The eternal dwelling the storm.
Christmas is, don't you?! God coming out of eternity and coming do address on
temporality, doing the same to us to reconcile us with him and insert us in
your own history and lineage. He gets us as children (being Jesus the eldest),
as part of the family of faith and participants of your own divine nature.
Christmas is God in seeking to make us fully his. The baby being born and come
to us. Is this Christmas worth celebrating: the divine human being, bringing
the we who are human, temporal and eternal and divine communion with the God of
all things and of all time!
WMJ
Jesus gives meaning eternal Christmas.
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