sexta-feira, 10 de maio de 2013

Medo / Fear



Leitura Bíblica: I Reis 19:1-9
Busquei o Senhor, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores (Salmos 34:4).
Quando estamos com medo, nossa tendência é pedir a Deus que nos socorra e salve. No texto de hoje vemos o contrário. O medo pode deixar alguém desesperado, mesmo que seja um homem de Deus como Elias, que chegou a pedir em oração que o Senhor acabasse com tudo aquilo. A causa do seu desespero não era imaginária. Era bem real: ele não suportava mais a pressão a que estava sujeito, pois a rainha queria matá-lo e tinha meios para isso. Este tipo de pavor é normal; quem não tem medo de morrer? Veja como é o nosso Deus: Ele ouve todas as orações, seja lá de quem for, mas atende-as à sua maneira, pois pessoas inseguras e desesperadas, como o profeta naquela ocasião, não sabem pedir. Elias pediu para morrer e Deus deu-lhe descanso para reanimá-lo. Ele não estava sozinho, o Senhor o acompanhava e por duas vezes mandou um anjo alimentá-lo, porque estava triste e fraco, tanto que precisou dormir novamente.
Não precisamos ser heróis (Elias também não foi – chegou a desistir de tudo), mas, quer a causa do medo seja uma ameaça real, como no caso de Elias, quer seja imaginário, como muitas vezes acontece, é importante levar nossa preocupação a Deus e pedir-lhe que cuide dela. O próprio Senhor dará as forças e o ânimo de que necessitamos quando nos entregamos às suas mãos. Quando pedimos ao Senhor que nos faça companhia, o receio desaparece e teremos as forças necessárias – Como Elias, que depois encarou uma longa viagem a pé para, em seguida, ser informado de vários projetos que Deus ainda tinha para ele. A Bíblia confirma essa ajuda que Deus nos proporciona, como por exemplo: “Com o meu Deus posso transpor muralhas” (Salmos 18:30) ou “Ele fortalece o cansado e dá grande vigor ao que está sem forças. Até os jovens se cansam e ficam exaustos, e os moços tropeçam e caem, mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças” (Isaías 40:29-30). (ETS)
Quando estiver no fim da linha, lembre-se que a de Deus é eterna.


Fear
Bible reading: 1 Kings 19: 1-9
I sought the Lord, and he answered me; delivered me from all my fears (Psalms 34: 4).
When we are afraid, our tendency is to ask God to help us and save. In today's text we see the opposite. Fear can let someone desperate, even if it is a man of God as Elijah, who came to ask for in prayer that the Lord ended with everything. The cause of his despair was not imaginary. Was very real: he couldn't stand more pressure was subject, because the Queen wanted to kill him and had means to do so. This type of fear is normal; who is not afraid to die? See how our God: he hears all prayers, is there anyone, but meets them in their own way, because people desperate and insecure, as the Prophet at that time, don't know how to ask. Elias asked to die and God gave him rest to revive him. He was not alone, the Lord accompanied him and twice sent an Angel feed it, because it was sad and weak, so much that he needed to sleep again.
We do not need to be heroes (Elias was also not-came to give up everything), but either the cause of fear is a real threat, as in the case of Elijah, either imaginary, as often happens, it is important to take our concern to God and ask him to take care of it. The Lord himself will give the strength and the courage that we need when we deliver to your hands. When we ask the Lord to make us company, the fear disappears and we will have the necessary forces – as Elijah, who then faced a long journey on foot to then be informed of several projects that God still had for him. The Bible confirms this help that God gives us, as for example: "with my God I can transpose walls" (Psalm 18:30) or "It strengthens the tired and gives great force to that is no. Even the young people get tired and exhausted, and young men stumble and fall, but those who hope in the Lord renew their forces "(Isaiah 40: 29-30). (ETS)
When you are at the end of the line, remember that God is eternal.

Nenhum comentário:

"Deus cuida"

(Marcelo Matias, Serafina Correa/RS) Leitura Bíblica: 1 Reis 19.1-7 _______________ Lancem sobre [Deus] toda a sua ansiedade, porque ele tem...