Recreio
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Então
começou a ensinar-lhes muitas coisas (Marcos 6.34c)
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Lembro
bem da época de escola, quando chegava o intervalo (que a gente chamava de
recreio) e todos saíam correndo das salas de aula para tomar lanche e brincar.
Aquele era um momento divertido, afinal, estávamos onde queríamos estar: longe
da sala de aula! Todavia, parece que neste texto os alunos queriam mesmo era
estar “em aula”! A multidão que seguia Jesus até a outra margem do lago não o
fez porque queria lanchar, mas porque queria aprender. O texto de hoje tem
narrativas paralelas nos demais evangelhos que contam que a multidão estava ali
para aprender com Jesus e ser curada de seus males. Ninguém ia embora! Então,
preocupado com o povo, Jesus pede que seus discípulos providenciem alimento –
como forma de ensinar-lhes algo também. E, por fim, em resposta à atitude de
seus discípulos na busca de uma solução e à solidariedade e singeleza da fé do
menino que reparte seu lanche com a multidão, Jesus realiza o milagre da
multiplicação dos pães e peixes.
Assim
era a escola de Jesus: não havia salas de aula, nem horários ou chamada. O que
havia era o ensino constante e presente no cotidiano, nas atitudes, na
delegação de tarefas. Ora ele era verbal, ora prático. Por vezes as pessoas o
ouviam, outras vezes eram levadas a agir e refletir. Ao curá-las, Jesus também
lhes ensinava sobre a compaixão do Pai. Ao alimentá-las, Jesus educou a
respeito de solidariedade, organização e fé. Ao andar com elas, Jesus mostrava a
proximidade de Deus. Ao ordenar aos discípulos que providenciassem alimento,
Jesus lecionou sobre compaixão, proatividade e resolução de problemas. Ao
multiplicar cinco pães e dois peixes em alimento suficiente para uma multidão,
Jesus ensinou que os recursos mínimos, quando dados de coração, são
multiplicados por Deus em ajuda a quem precisa. Jesus ensina o tempo todo para
que aprendamos o tempo todo, inclusive durante o recreio, a viver e caminhar na
vida junto dele.
WMJ
Vivendo e aprendendo
– andar com Jesus é assim.
Playground
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Then
he began to teach them many things (Mark 6.34c)
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Recall
of high school, when I got the break (we called it playground) and all came out
running of classrooms to have lunch and play. That was a moment of fun, after
all, we were where we wanted to be: far from the classroom! However, it seems
that in this text the students really wanted was to be "in class".
The crowd that followed Jesus to the other side of the Lake did not do so
because I wanted to have lunch, but because he wanted to learn. The text of
today's parallel narratives in the other Gospels that say that the crowd was
there to learn from Jesus and be cured of your ills. No one was leaving. Then,
worried about the people, Jesus asks his disciples arrange food – as a way to
teach them something, too. And, finally, in response to the attitude of his
disciples in the search for a solution and for solidarity and simplicity of the
faith of the boy who share your snacks with the crowd, Jesus performs the
miracle of the multiplication of the loaves and fishes.
So
was the school of Jesus: there were no classrooms, no timetables or call. We
had was the constant education and present in daily life, in attitudes, in the
delegation of tasks. Now he was verbal, now practical. Sometimes people
listened to him, other times were taken to act and reflect. To heal them, Jesus
also taught them about the compassion of the father. To feed them, Jesus raised
about solidarity, organization and faith. While walking with them, Jesus showed
the proximity of God. By ordering his disciples to arrange food, Jesus taught
about compassion, proactivity and problem-solving. To multiply five loaves and
two fish in enough food for a crowd, Jesus taught that the minimal resources,
when data of heart, are multiplied by God help the people who need it. Jesus
teaches all the time to learn all the time, including during recess, to live
and walk in my life with him.
WMJ
Live
and learn-walking with Jesus is so.
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