terça-feira, 30 de abril de 2013

Cuide-se / Take care



Leitura Bíblica: II Timóteo 4:9-18
Atente bem para a sua própria vida e para a doutrina, perseverando nesses deveres, pois, agindo assim, você salvará tanto a si mesmo quanto aos que o ouvem. (I Timóteo 4:16)
Você já foi abandonado por alguém? Certa vez uma pessoa me disse que, como castigo por mau comportamento, dizia ao seu neto que o devolveria aos pais que o abandonaram. Expliquei-lhe que tal castigo não era adequado, pois estava dizendo ao neto que o abandonaria do mesmo modo que fora abandonado pelos pais.
Na leitura de hoje vimos que, por diferentes motivos, Paulo foi abandonado por algumas pessoas, de modo que agora ele se encontrava sozinho na prisão. Ninguém veio ao encontro de Paulo no seu julgamento! Como ele suportou tamanha angústia e sofrimento?
A resposta se encontra no versículo em destaque: é necessário cuidar de si mesmo! Esta recomendação o próprio Paulo deu ao jovem Timóteo. Em duas situações bem semelhantes, Paulo emprega a palavra grega que significa reter, atender ou cuidar no versículo em destaque e em Filipenses 2:16. “…retendo firmemente a palavra da vida”. Observe a conexão que há entre “reter a Palavra/ cuidar da doutrina” e a salvação (a reconciliação com Deus). Aqueles que se mantêm ligados à Palavra de Deus, a doutrina viva, alcançam a sua própria salvação e também a das pessoas ao seu redor! Não significa que tenhamos o poder de nos salvar, pois sabemos que isto só Deus pode – graças à morte de Cristo na cruz. Mas somos usados como instrumentos de Deus para a salvação de pessoas e nós mesmos somos alvo da graça de Deus em Cristo quando nos submetemos à Palavra da vida que produz a fé.
Mesmo na prisão, Paulo sabe que está sob o cuidado de Deus, mas também que precisa cuidar de si mesmo. E assim pede a Timóteo que traga os livros e pergaminhos (naquela época a Bíblia ainda era um conjunto de escritos avulsos) para que possa nutrir sua fé em Jesus e permanecer firme apesar das circunstâncias difíceis que enfrentava. – AS
Mesmo abandonados, nunca estaremos sós se nos mantivermos ligados a Deus por meio de sua Palavra.


Take care
Bible reading: 2 Timothy 4: 9-18
Watch out for your own life and doctrine, to persevere in these duties, because, by doing so, you will save both yourself and those who hear. (1 Timothy 4:16)
Have you ever been abandoned by someone? A person once told me that, as punishment for bad behavior, said to his grandson that would return to parents who left. I explained that such punishment was not appropriate, because it was saying to the grandson that would similarly abandoned by parents who had.
In reading today we saw that, for different reasons, Paul was abandoned by some people, so that now he was alone in prison. No one came to meet Paul on your trial! As he endured such distress and suffering?
The answer is found in verse highlighted: it is necessary to take care of yourself! This recommendation Paul himself gave the young Timothy. In two situations well, Paul uses the Greek word which means retaining, answer or caring in the verse highlighted and in Philippians 2:16. "... holding firmly the word of life". Note the connection between "retain the word/take care of doctrine" and salvation (reconciliation with God). Those who remain attached to the word of God, the doctrine, reach their own salvation and that of the people around you! Does not mean that we have the power to save us, because we know that only God can-thanks to the death of Christ on the cross. But we are used as instruments of God for the salvation of people and we ourselves are targeted by the grace of God in Christ when we submitted to the word of life that produces faith.
Even in prison, Paul knows he is under the care of God, but also need to take care of yourself. And so asks Timothy to bring books and scrolls (at that time the Bible was still a set of broadsides written) so you can nourish your faith in Jesus and remain firm despite the difficult circumstances it faced. -(AS)
Even abandoned, never will be alone if we keep us connected to God through his word.

Nenhum comentário:

"Deus cuida"

(Marcelo Matias, Serafina Correa/RS) Leitura Bíblica: 1 Reis 19.1-7 _______________ Lancem sobre [Deus] toda a sua ansiedade, porque ele tem...