sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Eu não vou / I'm not going to



Leia em sua Bíblia: Êxodo 33.1-6
"Eu não irei com vocês, pois vocês são um povo obstinado, e eu poderia destruí-los no caminho" (Êxodo 33.3b).
Até onde Deus iria conosco?
“Facilmente responderíamos "em qualquer lugar", afinal a promessa de Deus revelada por Jesus, é que estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos" (Mateus 28.20b). Além do mais, cremos que Deus vê todas as coisas e tudo sabe  - nada escapa ao seu olhar.
Como cristãos, também confessamos que o Espírito Santo faz do nosso coração o seu santuário (1 Coríntios 6.19). Desta perspectiva, teríamos realmente de concordar, que Deus vai conosco em qualquer circunstância.
Porém, na história que lemos hoje, Deus se recusa a seguir junto com Israel no caminho à terra prometida. 
O povo havia feito um bezerro de ouro, para adorar como um deus (Êxodo 32), e a ira divina se revelou contra a idolatria deles. Consequentemente, muitos foram mortos. Mesmo assim, Deus resolve cumprir sua promessa, de dar a eles uma terra onde manava leite e mel. Um anjo iria à frente e expulsaria os habitantes daquela terra. Mas Deus não podia acompanhá-los enquanto a desobediência estivesse presente - conforme Isaias 59.2, nossas maldades nos separam de Deus. Depois Moisés intercede pelo povo e Deus diz que os acompanharia (Êxodo 33.16-17). Ele sabia que somente com a presença de Deus teriam sucesso naquela empreitada.
Deus guiou o povo, mas não da forma como eles desejavam. Aprenderam que tinham de se submeter ao Senhor e confiar somente nele.
Em nossa vida, há momentos em que ansiamos por uma resposta de oração, que seja conforme a nossa vontade. Por exemplo, que uma doença seja curada ou que uma pessoa querida entregue sua vida a Cristo, porém, não nos cabe exigir, que Deus cumpra suas promessas. O tempo é dele, e ele conhece a hora oportuna para cada coisa.
Se quisermos que Deus nos acompanhe em nossas vidas, devemos antes nos submeter ao caminho que Deus nos mostra. (A.S)
Quando fazemos o que Deus quer, temos a certeza de que Ele está conosco.


I'm not going to
Read in your Bible: Exodus 33.1-6
"I won't go with you, for you are a stiff-necked people and I could destroy them in the way" (Exodus 33.3 (b)).

As far as God was going with us?
"Easily would answer" anywhere ", after all the promise of God revealed through Jesus, is that I will always be with you until the end of time" (Matthew 28.20 (b)). Besides, we believe that God sees everything and knows everything-nothing escapes your gaze.
As Christians, we confess that the Holy Spirit makes our heart his sanctuary (1 Corinthians 6.19). From this perspective, we really agree that God is with us in any circumstance.
However, in the story that we read today God refuses to follow along with Israel on the way to the promised land.
The people had made a golden calf to worship as a god (Exodus 32), and the divine wrath turned out against idolatry. Consequently, many were killed. Even so, God solves fulfill its promise to give them a land of milk and honey. An Angel would go ahead and expel the inhabitants of that land. But God could not accompany them while the disobedience was present-as Isaiah 59.2, our iniquities separate us from God. After Moses intercedes and God says that accompany them (Exodus 33.16-17). He knew that only with the presence of God would have success in that endeavor.
God guided the people, but not the way they wanted. They learned they had to submit to the Lord and trusting in him alone.
In our life, there are times when we long for an answer to prayer, which is according to our will. For example, that a disease is cured or that a loved one surrender your life to Christ, however, we must not require, that God fulfills his promises. It's his time, and he knows the opportune time for each thing.
If we want God to accompany us in our lives, we must first submit to the way that God shows us. (A.S)
When we do what God wants, we are sure that He is with us.

Nenhum comentário:

"Deus cuida"

(Marcelo Matias, Serafina Correa/RS) Leitura Bíblica: 1 Reis 19.1-7 _______________ Lancem sobre [Deus] toda a sua ansiedade, porque ele tem...