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Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está
assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus, pois ainda
o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus (Salmo 42.11)
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Filósofos, teólogos,
psicólogos, antropólogos, sociólogos e outros profissionais buscam
incansavelmente entender o ser humano. Mas existem situações que perturbam
nossa alma de tal maneira que nem mesmo nós nos entendemos. Arrisco dizer que
esta é a situação do salmista, que de maneira sincera e aberta expõe o seu
coração. Em três versículos repete o mesmo, (Salmo 42. 5,11 e Salmo 43.5)
mostrando o quanto está perturbado e abatido. Nessa situação parece que ninguém
ajuda e, ao invés de o acolher em seu sofrimento, as pessoas ainda o aumentam
com perguntas como: “O teu Deus onde está?” Mais adiante ele indica que seus
adversários também lhe fazem continuamente a mesma pergunta, e isto o machuca
tanto que parece estar sentindo todos os seus ossos. De tão perturbado, o
salmista chora dia e noite e sua alma se derrama, esgotando todas as suas
forças.
Facilmente poderemos
identificar-nos com o salmista quando passamos por situações de sofrimento. Mas
o mesmo autor que expõe o seu sofrimento de maneira tão franca indica-nos o que
fazer em tais situações: esperar em Deus. Parece uma solução ingênua, mas não
é.
Esperar em Deus não é
uma atitude passiva, pois envolve esperança e confiança, tanto que ele afirma
categoricamente que ainda louvará o Senhor, pois Deus continua sendo Deus
apesar da sua situação conflituosa e de abandono. Deus continua no controle e o
salmista confia. Esperar em Deus é buscar a sua presença e silenciar a alma.
Falar sobre tudo que o está afligindo até não ter mais nada para dizer e assim
ouvir o que Deus tem a dizer sobre a situação. Declara ainda que Deus é fonte
da plena alegria (Salmo 43.4) e que somente ele nos compreende em toda nossa
complexidade.
CTK
Esperar
em Deus é confiar em sua soberania e em seu amor.
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Why are you so sad, o my soul? Why so disturbed within me? Put your
hope in God, bless; He is my Savior and my God (Psalm 42.11)
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Philosophers,
theologians, psychologists, anthropologists, sociologists and others seek
tirelessly to understand the human being. But there are situations that disrupt
our soul in such a way that not even we understand each other. I dare say that
this is the situation of the psalmist that sincere and open manner exposes his
heart. In three verses, repeats the same, (Psalm 42.5.11 and Psalm 43.5)
showing how upset and down. In this situation it seems that nobody helps and,
instead of the host in their suffering, people still increase with questions
like: "where is your God?" Later he indicates that your opponents
also make continuously the same question, and it hurts so much that seems to be
feeling all your bones. So disturbed, the psalmist cries day and night and your
soul flows, exhausting all its forces.
We
can easily identify us with the psalmist when we go through situations of
suffering. But the same author that exposes their suffering as France indicates
what to do in such situations: wait on God. It seems a naive solution, but it's
not.
Wait
on God is not a passive attitude, as it involves hope and confidence, so much
that he states categorically that still will commend you, because God remains
God despite its confrontational situation and abandonment. God is still in
control and the psalmist trusts. Wait on God to seek his presence and silence
the soul. Talk about everything that's ailing until I have nothing more to say
and so hear what God has to say about the situation. Further States that God is
the source of the full joy (Psalm 43.4) and that only he understands us in all
our complexity.
CTK
Wait on God is to trust your sovereignty and your love.
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