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Não há diferença
entre judeus e gentios... todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo
(Romanos 10.12-13).
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Não creio que o
compositor Paulo Vanzolini tenha se inspirado no texto da nossa leitura de hoje
para compor sua famosa canção Volta por cima, mas a semelhança dela com o verso
2 salta à vista. Na canção, Vanzolini fala de alguém que caiu em algum
fracasso, mas não se dá por vencido: levanta-se, sacode a poeira (o resultado
ruim do fracasso) e supera a desgraça.
O texto bíblico
dirige-se a Jerusalém, a cidade mais importante para os israelitas (o povo
escolhido por Deus) e que representava também cada hebreu que se encontrava
exilado na Babilônia. Por trás dessa situação há um fracasso – de Israel, por
ter-se afastado do seu Deus –, mas agora “Jerusalém” também é convocada a
levantar-se, a sacudir a poeira que a contamina e a ir em frente livre e
purificada. Igual ao personagem de Volta por cima, não é? Não exatamente. Há
uma diferença fundamental: o fracasso dos israelitas foi muito mais grave –
desagradaram a Deus, a própria fonte da vida, o que se chama pecado e é mortal
– razão por que não conseguiriam dar a volta por cima por si mesmos. Aliás, com
isso apenas imitaram o que a humanidade toda – você e eu inclusive – havia
feito (veja o texto em destaque).
Em troca de nada, por
sinal: foi só perda. Porém, assim como o povo seria resgatado do exílio sem que
seus dominadores recebessem algo por isso (verso 3), também podemos ser
libertos da escravidão ao pecado de graça. O próprio Deus pagou o preço do
resgate: custou a vida do seu Filho, Jesus Cristo. Daí a promessa que o
apóstolo Paulo registra nos versículos em destaque, citando depois a continuação
da leitura bíblica (Isaías 52.7) e festejando esta excelente notícia de que o
caminho de volta para Deus está aberto! Por isso, levante-se, sacuda a poeira
do pecado e confie em Jesus, que lhe dará vida nova e eterna com ele!
RK
Ainda
continua caído no pó? Até quando?
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There
is no difference between Jews and Gentiles--those who invoke the name of the
Lord shall be saved (Romans 10.12-13).
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I
don't think the composer Paulo Vanzolini has inspired in our reading today to
compose his famous song around, but the similarity with verse 2 meets the eye.
The song talks about someone who fell Vanzolini in some failure, but you don't
give up: gets up, shakes the dust (the bad result of failure) and overcomes the
disgrace.
The
biblical text is addressed to Jerusalem, the most important city for the
Israelites (the people chosen by God) and representing also each Hebrew who was
exiled in Babylon. Behind this situation a failure – of Israel, for having
clear of your God-, but now "Jerusalem" is also called up, shake the
dust that contaminates and go ahead free and purified. Equal to the character
back on top, right? Not exactly. There is a fundamental difference: the failure
of the Israelites was much more serious – displeased the God, the very source
of life, what is called sin, and is deadly-why couldn't turn things around for
themselves. In fact, with this just imitated what mankind all – you and I – had
done (see highlighted text).
In
Exchange for nothing, by the way: it was just a loss. However, as the people
would be rescued from exile without its rulers receive something for it (verse
3), also we can be freed from the slavery to sin for free. God himself paid the
ransom: claimed the life of his son, Jesus Christ. Hence the promise that the
Apostle Paul registers in verses in featured, citing after further biblical
reading (Isaiah 52.7) and celebrating this excellent news that the path back to
God is open! So, get up, shake off the dust of sin and trust in Jesus, that
will give you new and eternal life with him.
RK
Still lying in the dust? Until when?
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