terça-feira, 13 de setembro de 2016

O que vale / What counts


O que vale
Leitura bíblica: Eclesiastes 1.1-8 
_________________
(Jesus diz:) Eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente (João 10.10).
 _________________

No mundo grego dos dias de Jesus havia duas filosofias dominantes. Uma delas era o estoicismo. Seus seguidores carregavam um pesado fardo. Reconhecendo o perigo de seus baixos instintos, lutavam muito para libertar-se deles. Faziam recomendações práticas para levar seus seguidores a alcançar padrões mais elevados. É como o ex-viciado em drogas que não se reconhece como curado, mas em abstinência. Os epicuristas defendiam o contrário. Eram devotos do prazer. A vida era um desfrutar constante daquilo que julgavam felicidade. Seus deuses tinham o nome dos seus prazeres. O mundo de hoje é muito parecido. Temos os que buscam a salvação pelas obras e os que julgam estar aqui para aproveitar o máximo de prazer que puderem.
Os cristãos têm um outro modelo: Jesus. Ele não segue nem uma nem a outra dessas filosofias, mas veio para nos libertar de ambas. Reconheceu-nos como cansados e oprimidos e convida-nos a conhecer a liberdade trazida por ele. Jesus nos salva da falsa felicidade. Ensina-nos onde se encontra o poder para abrir mão do mundo, de sua vaidade, da falta de sentido na vida, e mostra o elevado destino que Deus reserva aos seguidores de seu Filho Jesus. Isto nos permite descartar o que o mundo oferece. A vida do cristão é uma jornada em direção à glória divina, e este projeto é eterno e se completará quando Jesus retornar para realizar o objetivo final da criação do Universo.
Nossas tribulações temporais somente findarão quando aceitarmos o convite daquele que é a solução para ambas as escolhas. Sem Cristo, o homem afunda no prazer que nunca satisfaz ou entra num processo de angustiante procura de libertação por meio de sistemas religiosos e filosóficos, sempre carregando pesada culpa. Em Cristo vemos o que o homem é, mas recebemos poder para ser aquilo a que o Criador nos destinou, ou seja, imagem e glória de Deus.
MJT
Feliz é quem Jesus já libertou da corrida atrás de uma imitação de felicidade.






What counts
Bible Reading: Ecclesiastes 1.1-8  
_________________
(Jesus said) I came that they may have life, and have it fully (John 10.10).
 _________________
In the Greek world from the days of Jesus had two prevailing philosophies. One of them was stoicism. His followers carried a heavy burden. Recognizing the danger of their low instincts, fought very hard to get rid of them. Made practical recommendations to lead his followers to achieve higher standards. It's like the UN-addicted to drugs that do not recognize how healed, but in abstinence. The Epicureans argued otherwise. They were devotees of pleasure. Life was a constant of what they thought enjoy happiness. Their gods had the name of its pleasures. The world today is very similar. We have those who seek salvation by works and those who deem to be here to enjoy as much pleasure as you can.
Christians have another model: Jesus. He does not follow nor one nor the other of these philosophies, but came to free us of both. Recognized us as laden and invites us to meet the freedom brought by him. Jesus saves us from the false happiness. Teach us the power to let go of the world of his vanity, the lack of meaning in life, and shows the high destiny that God recently to followers of your son Jesus. This allows us to discard what the world offers. The Christian life is a journey towards the divine glory, and this project is eternal and if will complete when Jesus return to accomplish the ultimate goal of the creation of the universe.
Our temporal tribulations reach the end only when we accept the invitation of him who is the solution for both choices. Without Christ, the man sinks in the pleasure that never meets or goes into a harrowing search for liberation process through religious and philosophical systems, always carrying heavy guilt. In Christ we see what the man is, but receive power to be what the creator intended us, i.e. image and glory of God.
MJT
Happy is who Jesus freed the race behind an imitation of happiness.

Nenhum comentário:

"Deus cuida"

(Marcelo Matias, Serafina Correa/RS) Leitura Bíblica: 1 Reis 19.1-7 _______________ Lancem sobre [Deus] toda a sua ansiedade, porque ele tem...