segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

Dúvidas / Questions



Dúvidas
Leitura bíblica: Juízes 6.1-16
____________________________________
Que é o homem para que com ele te importes? E o filho do homem, para que com ele te preocupes? (Salmo 8.4).
____________________________________

Muitas vezes ouvimos pessoas duvidando do amor de Deus pelo ser humano, tal qual o salmista no verso em destaque. Gideão também questionou: “Se o Senhor está conosco, por que aconteceu tudo isso? Onde estão todas as suas maravilhas que os nossos pais nos contam?” (verso 13a). Ele estava sentindo falta de ver os grandes milagres de Deus.
O mundo está cheio de violência, dor, ódio, mágoas, ressentimentos, guerras, separações, brigas e tragédias. As pessoas perguntam, estarrecidas com os acontecimentos: “Onde estão todas as maravilhas de Deus?” Outros chegam a dizer que, se Deus realmente existisse e amasse as pessoas, não permitiria que tantas coisas ruins acontecessem. Quantas dúvidas!
O versículo 1 da leitura de hoje diz que mais uma vez os israelitas tinham se desviado das ordens do Senhor, e por isso os midianitas, um povo vizinho, já oprimia Israel há sete anos. Aqui está a resposta a Gideão: o povo não se importava mais com o que o Senhor queria, e escolheu fazer sua própria vontade, desagradando a Deus. A perseguição dos midianitas foi apenas uma consequência por terem abandonado Deus. Da mesma forma, será que toda maldade que vemos ao nosso redor não seria também um resultado das escolhas do ser humano, muito mais do que um problema de falta de amor da parte de Deus?
Durante um culto doméstico no qual estudamos esse texto, nosso filho de 9 anos perguntou: “O que significa Deus?” O pai abriu a Bíblia em 1 João 4.8 e leu: “Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor”. Podemos questionar o que as pessoas fazem umas com as outras, e principalmente o que fazem em relação a Deus. Entretanto, devemos ter certeza absoluta de que a essência de Deus é amor, e a prova é ter entregado Jesus para morrer na cruz e perdoar tudo o que fazemos que lhe desagrada.
ACS
Quem ama a Deus vê suas maravilhas, independentemente das circunstâncias.
 (Fonte: Presente Diário 21)


Questions
Reading biblical: Judges 6.1-16
____________________________________
What is man that he mind? And the son of man, that he worry? (Psalm 8.4).
____________________________________

Often we hear people doubting the love of God for human being, just like the psalmist featured on the back. Gideon also questioned: "If the Lord is with us, why all this happened? Where are all your wonders what our parents tell us? " (verse 13). He was feeling lack of view the great miracles of God.
The world is full of violence, pain, hatred, sorrow, resentment, wars, separations, quarrels and tragedies. People ask, estarrecidas with the events: "Where are all the wonders of God?" Others come saying that if God really existed and loved the people, I would not have so many bad things happen. How many questions!
The verse 1 of today's reading says that once again the Israelites had strayed from the orders of the Lord, and so the Midianites, a neighbouring people, already oppressed Israel seven years ago. Here's the answer to Gideon: the people cared more about what the Lord wanted, and chose to do your own will, displeasing to God. The persecution of the Midianites was just a consequence for having abandoned God. Similarly, does every evil that we see around us would also not a result of choices of human beings, much more than a problem of lack of love on the part of God?
During a domestic cult in which we study this text, our 9-year-old son asked: "what does God?" The father opened the Bible in 1 John 4.8 and read: "who does not love does not know God, because God is love." We can question what people do to each other, and especially what they do in relation to God. However, we must be absolutely sure that the essence of God is love, and the proof is to have delivered Jesus to die on the cross to forgive everything we do that he dislikes.
ACS
Those who love God to see its wonders, regardless of the circumstances.

Nenhum comentário:

"Deus cuida"

(Marcelo Matias, Serafina Correa/RS) Leitura Bíblica: 1 Reis 19.1-7 _______________ Lancem sobre [Deus] toda a sua ansiedade, porque ele tem...