terça-feira, 11 de abril de 2017

Reclamar / Claim



Reclamar
Leitura bíblica: Êxodo 17.1-3 
____________________________________
Durante quarenta anos vocês sofrerão as consequências dos seus pecados e experimentarão a minha rejeição (Números 14.34a).
____________________________________
Quanto tempo você gastaria para realizar uma viagem de cerca de 425 km? De carro, talvez umas 5 horas. E a pé? Sei que isso é um pouco complicado, mas uma semana seria um tempo viável, certo? Por que, então, os hebreus levaram 40 anos numa viagem como esta, desde que saíram do Egito até entrar em Canaã? A resposta está no versículo em destaque.
Pense bem: este povo vinha sendo escravizado por 400 anos. Realizavam serviços pesados sob o sol escaldante, sem ter nenhuma espécie de direito. Foram libertos disso, mas ainda antes de atravessar o mar Vermelho já começaram a reclamar, dizendo que seria melhor terem permanecido escravos! Mesmo após presenciar tantos sinais miraculosos do cuidado de Deus com eles, continuavam reclamando e desafiando ao Senhor vez após vez, a ponto de ele dizer que não mais os acompanharia no caminho, pois poderia destruí-los (Êxodo 33.3).
Sempre que leio a história dos hebreus fico chocada com o comportamento deles. Que coração duro! Mas, ao mesmo tempo, a história me desperta temor, pois me lembro do quanto pareço com eles. Como eu reclamo! Se algo, por mínimo que seja, não sai como eu gostaria, começo a me queixar. Será que você se parece comigo neste ponto? Você já conseguiu passar um dia inteiro sem reclamar uma única vez?
As nossas reclamações não mudam o caráter de Deus. Ele continuará sendo bom e amoroso. Continuará cuidando de nós. Mas nós poderemos perder muitas outras coisas, como a maravilhosa companhia dele, nossa felicidade, gratidão e fé. Quando perdemos a noção do quanto somos abençoados, vamos nos tornando amargos, rancorosos e desagradáveis. Vendo o que faltava aos hebreus, percebo o que precisa ser modificado em mim. Se eu sei que Deus é bom e cuida de mim o tempo todo, não faz sentido reclamar de nada. Sei que preciso cultivar um coração mais grato. E você, aceita esse desafio?
BB
Gratidão e fé em Deus andam de mãos dadas.


Claim
Reading biblical: Exodus 17.1-3  
____________________________________
During 40 years you will suffer the consequences of their sins and will experience my rejection (Numbers 14.34a).
____________________________________
How much time would you spend to make a trip of about 425 km? By car, maybe some 5 hours. And walk? I know this is a little tricky, but a week would be a viable time, right? Why, then, the Hebrews took 40 years on a trip like this, since they came out of Egypt to enter Canaan? The answer is in verse highlighted.
Think about it: these people had been enslaved for 400 years. Heavy duty performed under the burning sun, without having any kind of law. Were free of it, but even before crossing the Red Sea have begun to complain, saying that it would be better to have remained slaves! Even after witnessing so many miraculous signs God care with them, they kept complaining and challenging the Lord again and again, to the point of saying that no longer see them through in the way, because it could destroy them (Exodus 33.3).
Whenever I read the story of the Jews I'm shocked by their behavior. That hard heart! But, at the same time, the story awakens fear me, because I remember as I look to them. As I claim. If anything, by minimum, comes off as I would start to complain. Would you like me at this point? You've made it through an entire day without complaining once?
Our complaints do not change the character of God. He will continue to be good and loving. Will continue taking care of us. But we can lose a lot of other things, like the wonderful company, our happiness, gratitude and faith. When we lost track of how much we are blessed, we're becoming bitter, spiteful and unpleasant. Seeing what was missing to the Hebrews, realize what needs to be modified in me. If I know that God is good and takes care of me all the time, it makes no sense to complain about anything. I know I have to grow a heart more grateful. And you, accept this challenge?
BB
Gratitude and faith in God go hand in hand.

Nenhum comentário:

"Deus cuida"

(Marcelo Matias, Serafina Correa/RS) Leitura Bíblica: 1 Reis 19.1-7 _______________ Lancem sobre [Deus] toda a sua ansiedade, porque ele tem...