Partir
do pão
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Jesus respondeu: “Está escrito: Não só de pão
viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus” (Mateus 4.4;
cf. Deuteronômio 8.3).
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Depois que Jesus
ressuscitou, os evangelhos de Lucas e de Marcos registram algo no mínimo
curioso a respeito dele: após a sua ressurreição, sua fisionomia se alterou de
tal maneira que ele não era reconhecido de imediato. Por isso, não só Lucas,
mas também outros evangelistas deixaram registrado que, ao aparecer como
ressurreto aos seus discípulos, Jesus sempre falava ou agia revelando sua
identidade (cf. Lucas 24.36-43; Mateus 28.17; João 20.14-16).
Uma das fortes marcas que
Jesus deixou aos seus discípulos, que definia muito de sua identidade, foi o
ato de partir o pão (verso 30). Interessante: enquanto Jesus caminhava com os
seus discípulos na estrada para Emaús e ouvia a respeito das suas dúvidas e
inquietações no que diz respeito à sua morte (verso 19), expondo-lhes as Escrituras
de maneira que o coração deles ardia (verso 32), eles não o reconheceram. A
visão deles a respeito da ressurreição de seu Senhor só se abriu quando este
abençoou e partiu o pão.
Certamente essa
distribuição do pão revela muito da identidade de Jesus como Senhor e Salvador.
O Senhor é aquele que parte o pão (verso 30), que o multiplica (Mateus
14.13-21) e que revela o pão vivo que desceu do céu (João 6.33). E para que
pudéssemos desfrutar desse pão que alimenta e dá vida à alma, ele teve de se
deixar “partir” ou mesmo “esmagar” na cruz do Calvário (Isaías 53.5). A
questão, porém, que fica em aberto é: quem hoje ainda desfruta desse pão que
vivifica a alma ainda antes de desfrutar o pão que alimenta o estômago? Feliz é
aquele que, antes de se alimentar para permanecer nesta vida, lembra-se de
alimentar-se para participar na vida eterna.
ALS
“Eu sou o pão vivo que
desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre” (João 6.51).
Breaking of bread
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Jesus
replied, "it is written, No man live by bread alone, but by every word
that proceeds from the mouth of God" (Matthew 4.4; cf. Deuteronomy 8.3).
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After
Jesus was resurrected, the Gospels of Luke and Mark record something at least
curious about him: after your resurrection, your face has changed in such a way
that it wasn't recognized immediately. So, not only Lucas, but also other
evangelists have left registered that, to appear as his disciples, resurrected
Jesus always spoke or acted revealing your identity (cf. Luke 24.36-43; Matthew
28.17; John 20.14-16).
One
of the strong brands that Jesus left to his disciples, who defined much of your
identity, was the Act of breaking bread (verse 30). Interesting: while Jesus
was walking with his disciples on the road to Emmaus and heard about their
questions and concerns regarding your death (verse 19), exposing to them the
Scriptures so that their hearts burned (verse 32), they don't recognize. Their
vision about the resurrection of your Lord just opened when this blessed and
broke the bread.
Certainly
this bread distribution reveals much of the identity of Jesus as Lord and
Savior. The Lord is the one who breaks the bread (verse 30), which multiplies
it (Matthew 14.13-21) and that reveals the living bread which came down from
heaven (John 6.33). And so we could enjoy this bread which nourishes and gives
life to the soul, he had to leave "from" or even "crush" on
the cross of Calvary (Isaiah 53.5). The question, though, that is open is: who
today still enjoy this bread that gives life to soul even before enjoying the
bread that feeds the stomach? Happy is he who, before feeding to remain in this
life, remember to feed to participate in eternal life.
ALS
"I am the living bread which came down from heaven; Anyone who eats
this bread will live forever "(John 6.51).
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