sexta-feira, 2 de junho de 2017

Favoritismo / Favoritism



Favoritismo
Leitura bíblica: Tiago 3.13-18
____________________________________
O temor do Senhor ensina a sabedoria, e a humildade antecede a honra (Provérbios 15.33).
____________________________________
Conta-se que um homem rico, sentindo que ia morrer, pediu papel e pena e escreveu assim: “Deixo os meus bens à minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do alfaiate nada aos pobres”. Não teve tempo de pontuar, e morreu. A quem ele deixava a fortuna que tinha? Eram quatro os concorrentes.
Chegou o sobrinho e fez estas pontuações numa cópia do bilhete: “Deixo os meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho. Jamais será paga a conta do alfaiate. Nada aos pobres.”
A irmã do morto chegou em seguida, com outra cópia do escrito, e pontuou-o deste modo: “Deixo os meus bens à minha irmã. Não a meu sobrinho. Jamais será paga a conta do alfaiate. Nada aos pobres.”
Surgiu o alfaiate que, pedindo cópia do original, fez estas pontuações: “Deixo os meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do alfaiate. Nada aos pobres.”
O juiz estudava o caso quando chegaram os pobres da cidade; um deles, mais sabido, tomando outra cópia, pontuou-a assim: “Deixo os meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do alfaiate? Nada! Aos pobres!”
Esta história ilustra muito bem a busca humana pelo auto favorecimento. Se não tomarmos cuidado, se não aprendermos a olhar para as necessidades do próximo e não formos humildes, estaremos pontuando as frases da vida sempre com interesse próprio. No lugar de ganhar alguma vantagem por meio de uma pontuação pessoal, nossa postura deve ser buscar a sabedoria ensinada pelo temor do Senhor. Precisamos lembrar que a soberba precede a ruína (cf. Provérbios 16.18) e que o egoísmo do favoritismo só causa discórdias. Como é doente um coração que guarda inveja e ambição egoísta! Viver assim é agir conforme a sabedoria terrena. Devemos buscar a sabedoria que vem do alto, descrita no texto de hoje. Semeando paz e sinceridade, colheremos bons frutos!
HSG
Como enxergamos e pontuamos as frases de cada dia?


Favoritism
Reading biblical: James 3.13-18
____________________________________
The fear of the Lord teaches wisdom, and humility comes before honor (Proverbs 15.33).
____________________________________
It is said that a man Rico, feeling he was going to die, asked for paper and pen and wrote: "I leave my estate to my sister to my nephew will never be paid the tailor anything to the poor". He didn't have time to score, and died. He left the Fortune you had? There were four competitors.
Nephew came and did these scores in a copy of the ticket: "I leave my estate to my sister? No! To my nephew. Will never be paid the tailor. Nothing to the poor. "
The sister of the dead came with another copy of the written, and scored it this way: "I leave my estate to my sister. Not my nephew. Will never be paid the tailor. Nothing to the poor. "
The tailor who, asking for the original copy, did these scores: "I leave my estate to my sister? No! My nephew? Ever! Be paid to the account of the tailor. Nothing to the poor. "
The judge studied the case when they arrived poor people of the city; one of them, smarter, taking another copy scored it so: "I leave my estate to my sister? No! My nephew? Ever! Will be paid to tailor account? Nothing! The poor! "
This story illustrates very well the human search for auto favoritism. If we are not careful, if you don't learn to look at the needs of the next and we are not humble, we're punctuating the sentences of life with self-interest. In place to gain some advantage by means of a personal score, our posture should be to seek the wisdom taught by the fear of the Lord. We need to remember that pride goeth before destruction (cf. Proverbs 16.18) and the selfishness of favouritism only cause divisions. How is a heart patient who guards envy and selfish ambition. Living like this is to act as the earthly wisdom. We shall seek the wisdom that comes from on high, described in the text today. Sowing peace and sincerity, will reap good fruit!
HSG
How we see and score the sentences of every day?

Nenhum comentário:

"Deus cuida"

(Marcelo Matias, Serafina Correa/RS) Leitura Bíblica: 1 Reis 19.1-7 _______________ Lancem sobre [Deus] toda a sua ansiedade, porque ele tem...