terça-feira, 26 de março de 2013

Critério errado / Wrong criterion



Leitura Bíblica: Marcos 2:13-17

[Jesus disse]: Não são os que tem saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. Eu não vim para chamar justos, mas pecadores (Marcos 2:17).


O texto que você leu traz, num primeiro momento, o relato de como Levi, um cobrador de impostos, tornou-se um seguidor de Jesus. Depois, conta que Jesus participou de uma refeição na casa do novo discípulo. Para este, era visita muito importante, tanto que chamou seus amigos para compartilhar a oportunidade especial. Contudo, se este era um momento de alegria para Levi e seus convidados, havia também aqueles que aproveitaram a ocasião para criticar a atitude de Cristo. Segundo eles, Jesus se reunia com publicanos e “pecadores”, algo que não deveria fazer.
Comparando-se com aquelas pessoas, os fariseus acreditavam que eram mais justos e desagradavam menos a Deus. No entanto, mediam-se com um critério errado. Agiam como o menino de uma história que li certa vez. Ele anunciou para sua mãe:
- Eu sou como Golias: tenho 2,90 metros de altura!
- O que faz você dizer isto?
- Bem, eu fiz uma régua e medi a mim mesmo com ela. Eu tenho 2,90 metros de altura!
Diante da acusação feita pelos fariseus, Jesus diz as palavras que você encontra no versículo acima. A Bíblia deixa claro que não há justo nesta terra – Paulo enfatiza esta realidade ao escrever à comunidade de Roma (Romanos 3:10). Não somos bons aos olhos de Deus: “Todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus” (Romanos 3:23). Somente parecemos “justos” porque fazemos nossa própria régua e nos medimos com ela. Contudo, devemos nos medir em Deus – e então descobriremos o quanto estamos afastados dele. Mas há uma boa notícia: Jesus veio ao mundo para dar vida eterna justamente a mim e a você, que tanto desagradamos a Deus. Basta fazer como Levi: levante-se imediatamente e siga a Jesus! Assim, você terá uma vida segundo os critérios de Deus, não os seus. – (MP)
Na vida com Deus, o critério que vale é o dele!



Wrong criterion

Bible reading: Marcos 2:13 -17

[Jesus said]: are not those who have need of health doctor, but the sick. I did not come to call the righteous, but sinners (mark 2:17).

The text that you read brings, at first, the story of how Levi, a tax collector, he became a follower of Jesus. Then, says that Jesus attended a meal at the home of the new disciple. For this, it was a very important visit, so much that he called his friends to share the special opportunity. However, if this was a moment of joy for Levi and his guests, there were also those who took advantage of the occasion to criticize the attitude of Christ. According to them, Jesus met with tax collectors and "sinners", something that shouldn't be done.
Comparing with those people, the Pharisees believed that were more righteous and not pleased God. However, measured with a wrong criterion. Acted as the child of a story I read once. He announced to his mother:
-I'm like Goliath: 2.90 meters high!
-What makes you say this?
-Well, I did a ruler and measure myself with it. I have 2.90 meters high!
Faced with the accusation made by the Pharisees, Jesus says the words that you find in the above verse. The Bible makes it clear that there is none righteous on this earth – Paul emphasizes this fact in writing to the community of Rome (Romans 3:10). Are not good in the eyes of God: "all have sinned and are deprived of the glory of God" (Romans 3:23). Only seem "fair" because we do our own rule and measure. However, we must measure in God-and then find out how much we are away from it. But there is good news: Jesus came to the world to give eternal life, just you and me, that both no please to God. Just as Levi: stand up immediately and follow Jesus! So, you will have a life according to the criteria of God, not their. -(MP)
In life with God, the criterion that it is him!

Nenhum comentário:

"Deus cuida"

(Marcelo Matias, Serafina Correa/RS) Leitura Bíblica: 1 Reis 19.1-7 _______________ Lancem sobre [Deus] toda a sua ansiedade, porque ele tem...