sábado, 14 de março de 2015

A vitória é do Senhor / The victory is of the Lord

A vitória é do Senhor
Leitura bíblica:
_________________
Se teu olho direito o fizer pecar, arranque-o e lance-o fora. É melhor perder uma parte do seu corpo do que ser todo ele lançado no inferno (Mateus 5.29).
 _________________
Em Deuteronômio há várias promessas de vitória para o povo de Israel na conquista de Canaã, a Terra Prometida. Mas uma questão pode nos deixar pensativos: não é contraditório que um Deus de amor anuncie que exterminará sem dó nem piedade várias nações que já moravam naquela terra?
No entanto, o próprio Deus explica sua intenção: a destruição daqueles povos não era para premiar a bondade de Israel, mas para protegê-lo de tornar-se igual a eles. Em outro momento, Deus alerta seu povo: “Não façam com elas [essas nações] tratado algum... Não se casem com pessoas de lá... pois elas desviariam seus filhos de seguir-me para servir a outros deuses” (Deuteronômio 7.3-4). Deus sabia que a influência dessas nações poderia fazer Israel se afastar dele.
Também nós queremos vencer nossos maus hábitos e constantes erros. Para que isso seja possível, o conselho de Jesus é igualmente radical à ordem de Deus ao povo de Israel (veja o versículo em destaque). É claro que ele não quer que nos machuquemos, mas a recomendação ilustra a seriedade do pecado, esses atos que nos afastam de Deus: é preciso exterminá-lo da nossa vida – nem que isso nos custe nossa integridade física.
Felizmente, assim como o povo de Israel podia contar com a ajuda de Deus para derrotar as nações idólatras, nós também podemos contar com o poder e o auxílio do Senhor na nossa luta. O apóstolo Paulo escreveu: “[A graça de Deus] nos ensina a abandonarmos a descrença e as paixões mundanas e a vivermos neste mundo uma vida prudente, correta e dedicada a Deus” (Tito 2.12, NTLH). A batalha pode ser dura, mas a vitória é certa: “Graças a Deus, que nos dá a vitória por meio de nosso Senhor Jesus Cristo” (1 Coríntios 15.57). (MM/DK)

Deus nos dará vitória sobre o pecado – se estivermos dispostos a fazer a nossa parte nessa batalha.




The victory is of the Lord
Bible reading:
_________________
If your right eye does sin, rip it out and throw it away. It's better to lose a part of your body than being all he launched in hell (Matthew 5.29).
 _________________
In Deuteronomy there are various promises of victory for the people of Israel in the conquest of Canaan, the promised land. But a question can leave us thoughtful: it is not contradictory that a God of love to destroy without mercy several Nations that have lived on that land?
However, God himself explains his intention: the destruction of those people was not to reward the kindness of Israel, but to protect it from becoming just like them. In another moment, God warns his people: "don't make them [they] treated some ... Not to marry people there because they would divert their children from following me to serve other gods "(Deuteronomy 7.3-4). God knew that the influence of these Nations could make Israel get away from him.
Also we want to win our bad habits and constant errors. To make this possible, the advice of Jesus is also God order radical to the people of Israel (see verse headlines). Of course he doesn't want us to harm each other, but the recommendation illustrates the seriousness of sin, those acts that keep us from God: we must exterminate him of our lives – even if it costs us our integrity.
Fortunately, just as the people of Israel could count on the help of God to defeat the idolatrous Nations, we can also count on the power and the aid of the Lord in our fight. The Apostle Paul wrote: "[God's grace] teaches us to abandon the disbelief and worldly passions, and to live in this world a life wise, correct and dedicated to God" (Tito 2.12, NLT). The battle can be tough, but the victory is certain: "thanks to God, who gives us the victory through our Lord Jesus Christ" (1 Corinthians 15.57). (MM/DK)

God will give us victory over the sin – if we are prepared to do our part in this battle.


Nenhum comentário:

"Deus cuida"

(Marcelo Matias, Serafina Correa/RS) Leitura Bíblica: 1 Reis 19.1-7 _______________ Lancem sobre [Deus] toda a sua ansiedade, porque ele tem...