Polêmica
Leitura bíblica:
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Que diremos, então?
Continuaremos pecando para que a graça aumente? De forma nenhuma! (Romanos
6.1,2)
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É impressionante como é antiga a desculpa de
que “o fim justifica os meios”. No texto de Romanos que lemos hoje, Paulo
dirige-se aos judeus que, de forma malandra, argumentavam: “Se o mal que eu
faço serve para destacar ainda mais a perfeição de Deus, por que ele acha isso
ruim e me condena?” O ser humano é craque em justificar suas ações más. A
violência dos nossos dias é acobertada por esse princípio: por exemplo,
cidadãos comuns chegam à conclusão de que a única forma de expressar sua
insatisfação com o governo (finalidade legítima) é por meio da depredação (meio
criminoso) de patrimônio público ou particular.
Vejam no que deu a velha contestação dos leitores
de Paulo naquela época. “Roubo por que sou pobre”, justificam-se os ladrões de
hoje, “e às vezes infelizmente é preciso matar para se defender!” Em outro
momento na mesma carta, Paulo menciona um segundo aspecto do mesmo argumento.
Havia quem dissesse que, quanto mais se errava, mais perdão e graça Deus
concedia (veja o versículo em destaque).
A lógica de que se Deus for justo e punir pecadores
ele não pode ser amor (e vice-versa: se ele é amor, não poderia punir), é um
velho escape humano para justificar sua falta de temor a Deus. Temer a Deus não
é ter medo dele, mas considerar sua existência e vontade em todas as
circunstâncias. O apóstolo Paulo deixa bem claro nos textos que lemos hoje que
todo raciocínio humano busca desculpas para fazer sua própria vontade, e não a
de Deus. Mas quando tememos a Deus e o levamos em conta em nossa vida, pensamentos
e ações, vivemos a continuação do versículo em destaque: “Nós, os que morremos
para o pecado [isto é, quem já entregou sua vida a Deus e o teme], como podemos
continuar vivendo nele?” (Romanos 6.2).
MJT
Qualquer justificativa para agir contra
a vontade de Deus não passa de desculpa humana.
Controversy
Bible reading:
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What shall we say then? We will continue sinning so that grace
increase? No way! (Romans 6.1 .2)
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It's
amazing how the old excuse that "the
end justifies the means". In the text of Romans we read today, Paul is
heading to the Jews who, so con man, argued: "If the evil that I do serves
to highlight even more the perfection of God, why does he think that's bad and
condemns me?" The human being is ACE in justify their actions mean. The
violence of our days is being covered up by this principle: for example,
ordinary citizens arrive at the conclusion that the only way to express their
dissatisfaction with the Government (legitimate purpose) is by means of
predation (means criminal) of public or private heritage.
Look how well that worked out the old readers ' challenge of Paul at
that time. "Why am I poor" Theft, thieves are justified today,
"and unfortunately sometimes you have to kill to defend itself." In
another moment in the same letter, Paul mentions a second aspect of the same
argument. Some said that, the more you missed, more forgiveness and grace God
granted (see verse headlines).
The logic that if God is righteous and punish sinners he can't be love
(and vice versa: if it's love, could not punish), is an old human escape to
justify his lack of fear of God. Fear of God is not to be afraid of him, but
consider its existence and will in all circumstances. The Apostle Paul makes
clear in the texts that we read today that all human reasoning seeks excuses to
do his own will, and not of God. But when we fear God and take it into account
in our life, thoughts and actions, we live the continuation of the verse
highlighted: "we who died to Sin [i.e., who has already submitted his life
to God and the fear], how can we go on living in it?" (Romans 6.2).
MJT
Any justification for acting
against the will of God is sorry human.
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