quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Tempo oportuno / Timely manner



Tempo oportuno
Leitura bíblica: Atos 8.26-40
____________________________________
Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina (2 Timóteo 4.2).
____________________________________
No texto de hoje nos deparamos com uma cena de evangelização: um eunuco precisava de esclarecimentos quanto a um texto sagrado e esta foi a oportunidade para Filipe falar sobre Jesus. Ele a aproveitou e sua explicação fez uma grande diferença na vida do eunuco: ele se tornou cristão! Certa vez, no velório da mãe de uma amiga minha fui convidada por ela a fazer uma oração e deixar uma mensagem bíblica aos familiares. Eu já era cristã, mas não tinha o hábito de levar a Bíblia para velórios, aniversários ou qualquer situação que não fosse de culto a Deus, e naquela época tinha vergonha de orar. Além disso, minha amiga havia pedido que eu orasse pela alma da mãe dela, o que não condizia com aquilo em que creio. A oportunidade surgira naturalmente. O que fiz? Disse que não sabia orar e que não tinha uma Bíblia comigo para selecionar um versículo. Na volta para casa já estava arrependida. E envergonhada. Não conseguia acreditar que havia perdido a oportunidade de falar de Jesus, da ressurreição e da vida eterna para aquelas pessoas.
Nunca esqueci esse episódio, e a partir daí passei a ficar mais atenta. Tanto que numa ocasião posterior, também num velório, observei que não havia alguém preparado para anunciar a Palavra de Deus aos presentes. Tinha levado minha Bíblia e o Espírito Santo me impelia a compartilhar uma mensagem bíblica. Certamente muitas pessoas que ali estavam não conheciam a Deus. Tentei me convencer de que não era necessário, pois certamente em breve chegaria uma pessoa designada para fazer isso. Entretanto, acabei cedendo: li um texto bíblico e deixei uma mensagem de esperança para aquelas pessoas. O tempo adequado era aquele, e eu não podia deixar passar mais uma vez a oportunidade!
CPB
Filipe não perdia nenhuma oportunidade para falar sobre Jesus (Atos 8.40). E você?


Timely manner
Reading biblical: Acts 8.26-40
____________________________________
Preach the word, be prepared in time and out of time, rebuke, correct, call with all the patience and doctrine (2 Timothy 4.2).
____________________________________
In the text today we came across a scene of evangelization: a eunuch needed clarification as a sacred text and that was the opportunity for Philip to talk about Jesus. He took and your explanation made a big difference in the life of a eunuch: he became a Christian. Once, at the funeral of the mother of a friend of mine was invited by her to say a prayer and leave a biblical message to relatives. I was a Christian, but didn't have the habit of taking the Bible for funerals, birthdays or any situation that was not of God, and worship at that time was ashamed to pray. In addition, my friend had asked me to pray for her mother's soul, which didn't match what I believe. The opportunity emerged naturally. What I did? Don't pray and you didn't have a Bible with me to select a verse. On the way home was already sorry. And embarrassed. I couldn't believe that he had lost the opportunity to talk of Jesus, the resurrection and eternal life to those people.
I never forgot that episode, and from there I spent getting more attentive. So much so that on one occasion later, also at a wake, noticed that there was someone prepared to announce the word of God to those present. Took my Bible and the Holy Spirit pushed me to share a biblical message. Certainly many people there did not know God. I tried to convince myself that it was not necessary, for surely soon would come a person designated to do so. However, just giving: read a biblical text and left a message of hope for those people. Adequate time was that, and I couldn't pass up the opportunity again!
CPB
Philip did not lose any opportunity to talk about Jesus (Acts 8.40). And you?

Nenhum comentário:

"Deus cuida"

(Marcelo Matias, Serafina Correa/RS) Leitura Bíblica: 1 Reis 19.1-7 _______________ Lancem sobre [Deus] toda a sua ansiedade, porque ele tem...