Terra boa
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Outra
[semente] ainda caiu em boa terra, deu boa colheita, a cem, sessenta e trinta
por um (Mateus 13.8).
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Cultivar a terra era
relativamente fácil nos dias de Jesus. Embora a parábola não conte nada a
respeito de métodos de cultivo, sabe-se, a partir do Antigo Testamento (Isaías
28.24,25; Jeremias 4.3 e Oseias 10.11-12), que, no final de um longo e quente
verão, o fazendeiro ia para o campo semear trigo e cevada sobre o solo
endurecido. Então, ele arava a terra para cobrir a semente e esperava que a
chuva viesse fazer germinar os grãos.
Na parábola de Jesus, o
lavrador partiu para o campo com seu suprimento de grãos. Com passos ritmados
lançou a semente em faixas, pelo campo. Não se preocupou com os grãos que caíam
à beira do caminho, nem com aqueles que eram lançados em terra pouco profunda,
onde as rochas despontavam. Também não se importou com o trigo caído entre os
espinheiros que cresceriam na primavera, abafando as sementes. Note-se que os
grãos são igualmente bons em todos os casos e o empenho do semeador também é
igual. O que produz a variação no resultado é a condição de cada solo.
No último caso descrito na
parábola, contemplamos o processo normal de crescimento, impedido nos outros
casos, até a sua colheita em abundância, produzindo a 30, 60 e 100 por um.
Certamente o semeador não estava interessado nos grãos que perdia enquanto
semeava. Sua esperança estava no futuro, na colheita, que ele esperava com
ansiedade.
O efeito produzido pela
verdade depende do estado espiritual dos ouvintes. Esta parábola às vezes é
chamada de “parábola dos terrenos”, pois ilustra os diversos estados de coração
encontrados entre os homens que recebem a mensagem do evangelho.
O centro da parábola é a
proclamação de Jesus de que o Reino de Deus havia se manifestado entre os
homens. Ele não se impõe pela força sobre eles; quer e deve ser recebido de
forma consciente. E onde quer que a palavra do Reino seja recebida, produz
muito fruto.
CK
Você já recebeu a mensagem do Reino de Deus?
Good land
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Other
(seeds) fell on good soil and brought forth grain, some a hundredfold, some
sixty, some thirty. (Matthew 13.8).
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Cultivate the land was relatively easy in the days of Jesus. Although
the parable doesn't say anything about farming methods, you know, from the Old
Testament (Isaiah 28.24 .25; Jeremiah and Hosea 4.3 10.11-12), which, at the
end of a long and hot summer, the farmer went to the field to sow wheat and
barley on the hardened soil. Then, he plowing to cover the seed and expected
the rain to come do germinate the seeds.
In the parable of Jesus, the farmer left for the field with your grain
supply. With paces launched the seed in tracks, across the field. Didn't bother
with the grain which fell on the edge of the path, nor with those that were
released in shallow ground, where the rocks were pointed out. I also didn't
care for the wheat fell among the thorns that grow in the spring, drowning out
the seeds. Note that the beans are also good in all cases and the commitment of
the sower is also equal. What produces the change in result is the condition of
each soil.
In the last case described in the parable, we contemplate the normal
growth process, prevented in other cases, even your harvest in abundance,
producing 30, 60 and 100 for a. Certainly the sower was not interested in the
grain lost while raised. His hope was in the future, the harvest, that he
expected with anxiety.
The effect produced by the truth depends on the spiritual state of the
listeners. This parable is sometimes called the "parable of the
land", because it illustrates the various States of heart found among men
who receive the message of the Gospel.
The center of the parable is the proclamation of Jesus that the Kingdom
of God was manifested among men. He's not imposing by force on them; want and
should be received knowingly. And wherever the word of the Kingdom is received,
it produces much fruit.
CK
Have you received the message of the Kingdom of God?
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