Tempo para tudo
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Para o Senhor, um dia é como mil anos, e mil
anos, como um dia (2 Pedro 3.8).
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Há tempo para
tudo, disse o rei Salomão em Eclesiastes 3. Sabemos que a Bíblia usa duas
palavras gregas diferentes e com sentidos diferentes para aquilo que nós chamamos
“tempo”. A primeira é chronos,
e ela nos permite ter a “cronologia” dos fatos da história assinalados pelos
giros da terra sobre si mesma e em volta do sol; cada giro destes é marcado por
segundos, minutos, horas, dias, luas, meses, estações e anos. E Deus é o
criador deste tempo que passa e que mede a nossa vida conforme Salmo 74.17:
“Determinaste todas as fronteiras da terra; fizeste o verão e o inverno”.
Deus criou
este nosso “tempo que voa”, mas também o seu próprio tempo, no qual um dia é
como mil anos e vice-versa. Este é o tempo de Deus, e corresponde à palavra kairós.
O Senhor
afirma em Gênesis 8.22 que, “enquanto durar a terra, plantio e colheita, frio e
calor, verão e inverno, dia e noite jamais cessarão”. Aqui ele está tratando do
chronos e diz que a
terra tem uma duração determinada, e que terá um fim.
Deus também
diz em 2 Coríntios 6.2: “Agora é o tempo favorável, agora é o dia da salvação”.
Aqui Deus nos fala do kairós,
o tempo oportuno para ele agir.
Devemos manter
no coração os versos de Lamentações 3.22-23: “Graças ao grande amor do Senhor é
que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis;
renovam-se cada manhã”. Deus é fiel às suas promessas – suas misericórdias são
renovadas no decorrer do nosso tempo que passa, todas as manhãs, a cada giro da
Terra, no nosso chronos. Precisamos
também manter no coração que no kairós,
“na plenitude do tempo”, Deus nos resgatou conforme lemos no texto bíblico
indicado para hoje. Na vinda do Filho de Deus, o kairós e o chronos se cruzam.
EDG
Aproveitemos
nosso tempo hoje, em que as misericórdias de Deus se renovam.
Time for everything
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For
the Lord one day is as 1000 years, and 1000 years, as one day (2 Peter 3.8).
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There's
a time for everything, said King Solomon in Ecclesiastes 3. We know that the
Bible uses two different Greek words and with different directions for what we
call "time". The first is chronos, and it allows us to have the
"chronology" of the facts of history marked by the Earth spins about
itself and around the Sun; each of these turning is marked by seconds, minutes,
hours, days, months, seasons and moons years. And God is the creator of this
passing time and measuring our lives as Psalm 74.17: "Set all the borders
of the land; did summer and winter ".
God
created our "time flies", but also your own time, in which a day is
as 1000 years and vice versa. This is the time of God, and corresponds to Kairos .
The
Lord says in Genesis 8.22, "as long as the land, planting and harvest,
cold and heat, summer and winter, day and night will never cease." Here he
is treating of the chronos and
says that the Earth has a limited duration, and that will have an end.
God
also says in 2 Corinthians 6.2: "Now is the time, now is the day of
salvation". Here God speaks to us of the Kairos,
the time for him to act.
We
must keep in our hearts the verses from Lamentations 3.22 -23: "thanks to
the great love of the Lord is that we are not consumed, because his tender
mercies are endless; renew themselves every morning ". God is faithful to
his promises – his mercies are renewed in the course of our time, every
morning, every spin of the Earth, in our chronos. We must also keep in the heart
that in Kairos, "in the fullness of time, God rescued us as we can read in the
biblical text indicated to today. The coming of the son of God, the Kairos and chronos intersect.
EDG
Let's take our time today, in that the mercies of God if they renew.
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